Cuidando da beleza da minha pele na primeira fase da gravidez

Oi divas.
O assunto de hoje é beleza, o que vou compartilhar com vocês é uma opinião minha e decisão exclusivamente de mim para mim. Quero que vocês entendam que não é para ser levado como uma verdade por todas as gestantes e cada uma tem todo o direito de escolher como quer viver essa fase, por isso sei que algumas pessoas irão considerar minhas decisões exageradas, mas para mim estão sendo as melhores para minha saúde e a do meu bebê.

Desde que me descobri grávida comecei a pesquisar sobre as recomendações médicas sobre o uso de cosméticos e maquiagem, a partir de algumas conclusões que cheguei, decidi deixar de lado por um período algumas coisinhas que eu usava.


O primeiro trimestre na vida de uma gestante é o o mais complicado, nessa fase os riscos são maiores e o bebê passa por uma grande transformação em seu desenvolvimento.
Neste período optei por usar o mínimo de cosméticos e maquiagem possível, afinal tudo o que entramos em contato passa para o bebê também, e eu não queria correr o risco de estar sobrecarregando o organismo do meu pequenino.
Então, parei de usar cremes anti-idade, de limpeza profunda, hidratantes, bases e corretivo.
Claro que a escolha de deixar de lado cada produto foi analisada entre os benefícios e malefícios.
Por exemplo, o hidratante neste período pode ser deixado de lado por eu ter 36 anos e as chances de surgimento de estrias na gravidez é baixíssimo, então para nim os benefícios de não usar eram maiores do que de usar.
Por outro lado eu jamais abandonei o protetor solar, pois por minha pele ser muito clara a chance de surgir manchas são gigantes, e o tratamento posterior para remover essas manchas são muito complicados, caros e não garantem 100% de eficácia, então os benefícios de usar o protetor eram muito maiores do que não usar.
E foi analisando as consequências do uso de cada produto que cheguei a minha rotina diária de beleza.

Outro detalhe que levei em consideração nas minhas escolhas foi manter o pensamento de que nesta fase tudo é passageiro, os hormônios estão doidinhos e minha pele poderia estar maravilhosamente bem durante uma semana e na outra ficar completamente destruída, mas que isso não deveria ser um influenciador para eu aumentar a quantidade de produtos, já que tudo faz parte da gestação. Ou seja, manter o foco na saúde e desenvolvimento do meu bebê é o mais importante pra mim.
Não que eu deva ficar uma largada, maltrapilha, mulambenta, esfarrapada, mas, existem mil maneiras de estar linda sem excessos.

Então vamos a rotina que sigo desde que me descobri grávida.

Cuidados com o rosto manhã e noite.
Somente o básico do básico para limpeza, hidratação e proteção.


Para as mãos eu uso hidratante somente quando sinto minha pele muito ressecada, geralmente a cada 2 ou 3 dias, esse sinto muita falta, já que eu costumava usar 3 vezes ao dia.


O corpo começou a receber hidratação somente quando completei 13 semanas da gestação, optei por este que uso no banho, pois é leve e próprio para pele sensíveis.


Quanto as maquiagens, meus únicos companheiros até este momento são o pó, para dar uma disfarçada no brilho excessivo da pele, que anda muito oleosa e o batom pra dar aquela corzinha.


Essa minha rotina mudará somente quando eu completar 17 semana, pois pelo que li, é neste momento que a placenta atinge seu pleno desenvolvimento e forma uma barreira contra agentes tóxicos que podem ser letais para o bebê.
A partir daí, sei que me sentirei mais segura para acrescentar outros produtos.

Exageros ou não da minha parte, é desta maneira que me sinto segura e com a consciência limpa em relação aos cuidados com meu pequeno, ou minha pequena, ainda não sei kkkk... E sim, eu sou a louca dos cosméticos, por isso digo que não está sendo uma tarefa fácil, mas é necessária.

E como falei, isso é uma decisão muito pessoal, sei que tem mamães que se sente bem dando continuidade aos seus cuidados diários, mantem uma maquiagem completa, o que também não é errado. Na minha opinião, a mulher precisa tomar suas decisões com base naquilo que as faz se sentir seguras e felizes neste momento, então certo e errado é só uma questão de opinião.

Beijinhos
2

2 comentários:

  1. Você tá certa em cuidar tão bem da pele nessa fase de gravidez. Isso faz toda a diferença. Amo os produtos da Clinique, são incríveis mesmo. beijosss

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todas essas mudanças nesse período não dá pra descuidar.
      Beijinhos

      Excluir

imagem-logo