Livro | O Poder do Hábito | Charles Duhigg

Oi divas, eu continuo minha busca pela evolução pessoal, e desta vez escolhi o livro O poder do hábito de Charler Duhigg.


Não vou mentir, esse com certeza não é um livro com uma leitura muito atrativa, pelo menos pra mim. Em quase todo o livro só se lê histórias e experiências de pessoas e empresas na busca pela mudança de hábitos, claro que cada fato contado, se analisado de forma calma, trás muito conhecimento, mas admito que é cansativo.
Gosto de livros com cunho motivacional, que trazem frases positivas e histórias mais próximas a minha realidade e não tão técnico como este.
Mas, mesmo assim, valeu a leitura, alias todo livro no fim aumenta nossa percepção de mundo e agrega experiências, por isso recomendo que você dedique um tempinho a ele.

Não vou me ater as histórias e relatos que o livro faz, mas existem 3 fatores que valem super a pena serem entendidos e que podem nos ajudar muito.

O primeiro é que o hábito se forma a partir do momento que repetimos uma ação diversas vezes. O exemplo que eles dão é de tirar o carro da garagem de marcha ré.


Quando eu li esse texto fiquei pensando em quantas coisas faço em minha vida sem realmente pensar nos detalhes daquilo que estou fazendo, e é incrível como ainda conseguimos executar tarefas complexas ao mesmo tempo que pensamos em coisas totalmente diferentes.
O cérebro é algo espetacular.

A segunda coisa a saber é que para que um hábito se forme ele deve passar por um processo chamado loop que contém 3 estágios: Deixa, Rotina e Recompensa.


Ou seja, A deixa é um estímulo que manda seu cérebro entrar em modo automático e indica qual hábito ele deve acionar. Depois a rotina que é a atitude que pode ser física, mental ou emocional e por final a recompensa que ajuda seu cérebro decidir se vale a pena memorizar esse loop específico para ser utilizado no futuro.
Ao longo do tempo, esse loop se torna cada vez mais automático e por fim acaba nascendo um novo hábito. E quando um hábito se forma o cérebro para de participar totalmente da tomada de decisão, ou seja, a não ser que você se esforce para mudar aquela rotina ela se repetirá sem que você perceba.

E por fim a terceira coisa a saber é que os hábitos podem ser ignorados, alterados ou substituídos, porém não é uma coisa que se consegue da noite para o dia e exige um bom esforço da nossa parte.
Mas, mudanças de certos hábitos podem nos fazer conquistar as metas(sonhos) que sempre desejamos, por isso valem o trabalho para a mudança.

Vou falar de forma bem resumida como fazer para mudar um hábito.
Primeiro desenhe o loop e escrava nele qual a rotina que você deseja mudar, algum hábito de alimentação, atividade física, cuidados pessoais, enfim, algo que te incomoda de verdade.
Depois, substitua por alguns dias sua atitude no momento que aquela rotina acontece, por exemplo, se eu quero parar de comer sobremesa depois do jantar, durante uma semana eu vou deixar a sobremesa de lado e fazer alguma coisa diferente todos os dias após o jantar, não importa o que eu faça, o importante é variar nas escolhas.
Depois de jantar e realizar a tarefa nova, espere 15 minutos e então se pergunte se você ainda tem vontade de comer a sobremesa.
Se a resposta for sim, então aquela tarefa que você fez não te dá a mesma recompensa que a sobremesa gera em você, se a resposta for não então você encontrou um substituto para a sobremesa e procure realizar aquela tarefa ou tarefas semelhantes durante alguns meses até que isso se torne um novo hábito e substitua o antigo.

Bem, eu já estou aqui fazendo minha anotações dos hábitos que desejo muda em mim, agora é por em prática e ficar feliz com as mudanças.

Beijinhos

2 comentários:

  1. Quanto tempo eu não passava no blog. Peço desculpas pelo sumiço mas realmente fiquei mais atarefada de uma hora pra outra e até colocar tudo em ordem demorou. Como sempre amei tudo que vi por aqui. Amo livros motivacionais também, mas conhecer o lado mais técnico das coisas é muito bacana porque quando a gente entende algo, pode dominá-lo melhor. Tudo na vida é hábito mesmo e eles são tão difíceis de mudar, mas quando você tem a consciência que ele pode ser substituído por um melhor a mudança fica mais leve. Amei a dica do livro e amei a receita dos Waffles !! beijos

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pry querida, eu que peço desculpas por não aparecer mais no seu blog e nem aqui no meu, mas tenho acompanhado tudo o que você tem feito.
      Em breve poderei voltar e contar as novidades e motivos dessa minha ausência.
      Sinto muitas saudades de todas as lindas que eu companho e que acompanham de pertinho. Beijinhos

      Excluir

imagem-logo