Projeto | Flexibilidade em 30 dias | Dia 10

Oi divas.
Já se passaram 10 dias desde que comecei a treinar mais pesado na minha flexibilidade, porém ainda é cedo para comemorar, isso realmente é uma coisa que demora pra ser desenvolvida.
Mas, já percebi umas sutis diferenças na hora do treino e também no meu dia a dia.


Os primeiros ganhos sem dúvida são em relação a saúde do corpo, se o meu objetivo fosse apenas me sentir melhor eu já poderia parar por aqui e só manter o que eu já consegui,  pois minha dor e desconforto lombar sumiram, minha postura está muito mais alinhada e consigo executar alguns movimentos do dia a dia com mais facilidade, claro que isso não foi conseguido apenas nesses 10 dias, pois eu já estava fazendo alongamento há mais de um mês, mas sem dúvida o treino de flexibilidade foi fundamental. Inclusive, meu marido fala que pareço mais alta, na verdade ganhando flexibilidade melhoramos nossa postura e passamos a sensação de ter crescido, pra quem é baixinha isso é fantástico, fico toda feliz kkk...

Hoje vou passar 2 dicas para quem pretende conseguir um pouco mais de flexibilidade:

1 - essa história de que não se pode sentir dor durante o treino é pura balela (os educadores físico de plantão, meus colegas de trabalho, podem me jogar bomba, mas os dançarinos podem por favor me dizer como conseguiram a flexibilidade que tem hoje?), Se você quer ganhar amplitude é preciso ir um pouco além do seu limite e ficar naquela posição por pelo menos 30 segundos, se formos até o limite onde não sentimos dor não estamos aumentando nossa amplitude de movimento e sim só mantendo a que já temos. Mas é super importante que você analise se a dor é na musculatura ou na articulação, caso você perceba que a dor é na articulação não force e diminua a intensidade nessa área, pois, se você insistir vai acabar se lesionando. 
Existem alguns movimentos que eu simplesmente não consigo fazer, mesmo que sejam ótimos para desenvolver a abertura das pernas. Um deles por exemplo é quele que deitamos no chão, com o bumbum encostado na parede e afastamos as pernas o máximo que pudermos, a gravidade ajuda na abertura, porém eu sinto uma dor imensa no joelho, e quando saio da posição ele fica doendo durante uns 2 dias. Pra mim, essa posição causa muito mais estrago do que ajuda no meu treino, e minha intenção é aumentar minha flexibilidade e não ter um joelho lesionado, por isso, e prefiro deixar essa posição de lado e escolher outros movimentos para alongar a parte interna das coxas, que me deixem mais confortável e não forcem meu joelho.

2 - preste sempre muita atenção no seu corpo, onde dói, onde você sente maior desconforto, qual musculatura tem mais ou menos flexibilidade, enfim, quando estiver fazendo seu treino preste atenção ao que seu corpo está falando pra você. Isso sem dúvida vai te ajudar a conseguir melhores resultados de forma mais segura.
Durante meus treinos percebi que eu tenho algumas limitações em musculaturas diferentes, por exemplo, na parte de trás da coxa a musculatura do lado esquerdo é mais encurtada que a do lado direito o que me limita a fazer muitas coisas e por isso tenho trabalho um pouco mais nela para tentar equilibrar os dois lados. Já na parte interna da coxa o problema é do lado direito, ou seja, nem sempre a musculatura é mais encurtada de uma lado só, isso vai depender muito do grupo muscular que você está trabalhando.
Descobrir isso é importante para que você consiga desenvolver equilíbrio entre os 2 lados do corpo o que pode aliviar muitas dores e melhorar sua qualidade de vida.


Nesses 10 dias falhei apenas 2 dias de treino, mas estou me cobrando muito mais para os próximos 10 dias, afinal, para conseguir uma boa flexibilidade é importante treinar todos os dias.
Mas como estou também fazendo trabalho de resistência muscular acabo intercalando entre dias de treino intenso de flexibilidade e treino intenso de resistência muscular, mas mesmo nos dias que faço o treino de resistência eu faço um alongamento, de forma mais leve, mas jamais deixo de alongar.

Agora é continuar o projeto e ver até onde meu corpo consegue ir nesses 30 dias.

Beijinhos

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