Bolo de farelo de aveia | alternativa saudável para substituir biscoitos

Oi divas.
Aprendi essa receita em um livro sobre alimentos saudáveis, mas como sempre fiz algumas modificações e achei que ficou até mais gostoso.
É uma deliciosa alternativa para o lanche da tarde substituindo os biscoitinhos industrializados.


Bolo de farelo de aveia

Ingredientes:
* 25 gr de açúcar (eu substituí por 25 grs de açúcar demerara ou 2 colheres (sopa) de mel, alias o mel é o meu preferido pois deixa um aroma e sabor diferente)
* 125 gr de farelo de aveia (se você conseguir encontrar sem glúten é melhor) eu uso a aveia em flocos finos.
* 2 colheres (chá) de canela em pó
* 2 colheres (chá) de fermento em pó
* meia xícara de uvas passas
* 2 colheres (sopa) de coco ralado sem adição de açúcar (opcional)
* 1 maçã grande
* casca de 1 limão pequeno
* 3 colheres (colheres) de água
* 175 ml de leite desnatado (eu suo o sem lactose)
* 1 ovo inteiro (na receita original vai somente a clara, então fica a seu critério)

Modo de preparo:
Em uma tigela misture os ingredientes secos - açúcar, aveia, canela, fermento, uvas passas e o coco - e reserve.
Bata no liquidificador o leite com a maçã, a casaca de limão e a água. Se você optar por colocar o mel em vez do açúcar, acrescente este ingrediente no liquidificador.
Unte uma forma de com furo no meio - lembre-se, se você está usando farelo de aveia sem glúten, use a mesmo farelo de aveia para peneirar a forma, pois o glúten contamina facilmente. Para entender melhor isso dá uma olhadinha nesse texto aqui.
Leve ao forno em fogo médio por aproximadamente 30 minutos - aqui complica um pouco, pois meu fogão é meio antigo, ou melhor, muito antigo, então não tem indicador de temperatura muito menos timer, eu tenho que ir no zoiometro mesmo, por isso prefiro usar uma chama não muito forte e depois de 30 minutos fazer o teste do palito, se sair limpinho, está pronto. Não tem como ficar cuidando pela cor, já que a massa fica marrom por causa da canela, então melhor ir dando uma olhadinha. O meu sempre fica pronto entre 30 a 35 minutos.

Variações
Para mudar um pouquinho o sabor substitua as uvas por damasco picado ou ameixa sem caroço.
E se desejar, pode acrescentar 50 gr de semente de girassol ou de abóbora.


O sabor:
Pela receita levar pouquíssimo açúcar, não espere um doce super doce. Alias a primeira vez que eu comi, achei até que faltava açúcar, mas depois você acostuma o paladar.
É um bolo muito aromático, fofinho e levemente molhadinho, tem uma textura saborosa, desde a primeira vez que fiz, passou a ser meu lanche saudável de todas as semanas. Fica uma delicia com chá verde.

Rendimento:
12 fatias - na receita original ele fala em 62 Kcal por porção, porém se você fizer sem o coco ralado, sem a gema de ovo e colocando as 25 gr de açúcar refinado. Como eu fiz algumas alterações a quantidade de kcal pode ter sofrido algumas alterações para mais, mas nada que seja um valor muito acima disso.


Quem fizer deixa aqui nos comentário o que achou da receita e as variações que experimentou.
Ah! E quem tiver um forno mais moderno (claro que só a doida aqui que não tem kkk...) coloca também a temperatura que usou e o tempo de forno pra eu poder acrescentar no post.

Beijinhos

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Day e devo confessar que eu acho muito delicioso, inclusive meu marido que é meio chatinho para coisas integrais também adora.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Adorei a receita e com certeza vou faze-la em breve!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Eu tb amei a receita. Depois de algum tempo longe da minha dieta voltei com tudo e agora quero mtasss receitinhas assim. Já anotei essa! beijos

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Pry, pode deixar que estou elaborando aqui algumas receitinhas para compartilhar.
      Beijinhos

      Excluir

imagem-logo