Livro | a Magia | Rhonda Byrne | 1ª parte

Na minha busca por completar o desafio: 21 dias de gratidão eu acabei me deparando com o livro a Magia da autora Rhonda Byrne, a mesma que escreveu o tão famoso The Secret, que alias eu também tenho.



Eu fiquei tão encantada pela forma como ela aborda gratidão que decidi dividir um pouquinho desse conhecimento com vocês.
O livro apresenta 28 exercícios para aprendermos a trazer a gratidão para nosso dia a dia e transformar nossas vidas, aqui no blog vou detalhar apenas 5.
Mas mesmo realizando apenas esses 5 você já se sentirá muito mais feliz.
Irei dividir esse assunto em 3 post, hoje falaremos sobre o tema principal do livro e o 1 exercício proposto.

Primeiramente quando falo em ser uma pessoa grata, ter gratidão e agradecer, não estou relacionando isso com religião ou crenças, alias isso não importa. Você pode agradecer para a força ou entidade que você tem fé, e se não acredita em nada disso, pode ainda agradecer a você mesmo. O importante é sentir gratidão por tudo o que você tem, vive e sente durante sua vida, pois é esse sentimento de gratidão que irá transformar seus dias e trazer para você uma vida melhor.

A Magia - Rhonda Byrne

A autora nos instiga a começarmos a analisar nossa vida atual.


Para ela a gratidão é a magia que pode transformar tudo em nossa vida, e sim, eu concordo.
Muitas vezes não paramos para pensar em quantas coisas boas temos. Ao invés disso reclamamos a cada segundo, desde a hora que acordamos, até a hora de dormir, mesmo que isso não pareça verdade. 
Pare pra pensar quantas vezes no seu dia você agradeceu por alguma coisa, algo simples, como estar viva, ter um alimento para comer, um chuveiro com água quentinha para tomar um banho, roupas confortáveis, ter um trabalho, ter uma família, enfim, coisas que fazem parte da nossa vida e nem pensamos nelas direito.
E quantas vezes você já acordou reclamando que está cansada e queria continuar dormindo, que seu trabalho é chato, seu chefe é um aproveitador, que a comida esta sem sal, o trânsito está insuportável, o dia está muito quente ou frio, ou não tem roupa pra usar naquela ocasião, que sua família poderia ser diferente?
Muitas vezes só nos damos conta de quantas coisas que parecem básicas em nossa vida são realmente importante quando a perdemos.
Mas aí você pode me perguntar: Mas como vou agradecer se as coisas são realmente ruins em minha vida, eu tenho um trabalho ruim e ganho pouco, não consigo comprar tudo o que desejo nem realizar todos os meus sonho, existem pessoas invejosas ao meu redor e tudo está contra mim.
A resposta que o livro trás para esta questão é: Quando mais focamos nas coisas negativas, mais coisas negativas estamos atraindo para nossa vida, é a lei da atração. Quando não somos gratos. estamos deixando de dar valor ao que temos em nossa vida, agindo assim, nos privamos de receber algo em troca. Se você só consegue focar nas coisas ruins, só terá coisas ruins em sua vida.
Por isso é importante olharmos para tudo aquilo que temos com outros olhos e agradecer pelas oportunidades vividas.
Para isso ela passa uma formulá mágica.


1º exercício - Enumere suas bênção

Estão lembradas do caderno de agradecimento que fiz e mostrei no post da semana passada - confira o post aqui - eu criei esse caderno antes mesmo de ler este livro. Para mim quando escrevemos conseguimos colocar mais energia nas palavras, pois precisamos pensar nelas de forma mais clara e elas até ganham sentimentos.
E é isso que a autora propõe: Tenha um caderno de anotações onde você irá escrever todos os dias alguns motivos pelo qual você é grata, e porque você é grata por isso, pois quando escrevemos o porque de nossa gratidão o sentimento é mais profundo e real.
Quando demonstramos gratidão por aquilo que temo, por mais simples que isso seja, vemos isso se transformar magicamente para algo melhor. Por outro lado, quando não identificamos as coisas boas em nossa vidas, pelas quais devemos ser gratas, caímos na armadilha de enumerar as coisas negativas, atraindo para nós muito mais daquilo que não gostamos.

Exemplo
Sou sinceramente grata por - o quê? - porque - motivo?

Mesmo que algo não esteja bem na sua vida procure algo pelo que você possa agradecer. Como por exemplo mesmo que você não goste do seu trabalho seja grata pela oportunidade de ter um trabalho, pela oportunidade de ter um salário no fim do mês que te permite pagar sua contas, pela oportunidade do aprendizado que seu trabalho proporciona, pela chance de ter contato com pessoas que possam reconhecer o seu talento e te indicar algo melhor, pelo fato de você ter um ocupação, pela oportunidade de poder ser útil, pense em quantas pessoas são beneficiadas pelo seu trabalho, quantas pessoas você pode ajudar a ter uma vida melhor através do seu trabalho, enfim, mesmo que uma coisa não seja exatamente como a gente deseja sempre encontraremos motivos para agradecer.

Ela fala para você escrever todas as manhã 10 motivos pelo qual você é grata, mas para mim isso deve ficar mais livre, só assim será realmente algo sentido no coração. Para mim, você pode escrever quantas coisas quiser agradecer, se for só uma não tem problema, desde que você sinta gratidão sincera por aquilo. Escolha o horário que desejar, mas faça isso todos os dias. Pelo menos uma vez ao dia se sente confortavelmente com seu cadernos e pense nos motivos pelo qual você é grata, e escreva com o coração.
Com o passar dos dias, acredite, muitas coisas surgirão em sua mente quando estiver com seu caderno e os motivos pelo qual você será grata aumentarão.

Essa primeira parte é perfeita para que possamos analisar nossas vidas com outros olhos, e descobrir que temos muito mais motivos para sorrir do que imaginávamos.
Pratique esse exercício durante a semana e perceba o quanto sua vida irá mudar.

"Conhecimento é um tesouro, mas a prática é a 
chave que abre suas portas."
IBN KHALDOUN AL MUQADDIMA (1332-1406)
FILÓSOFO E ESTADISTA

Na semana que vem abordarei mais 2 exercícios muito legais do livro que te ajudarão na sua caminhada para uma vida mais feliz e positiva.

Beijinhos

2 comentários:

  1. Que demais! Adorei isso!
    Esse livro deve ser super interessante e possível de ter um bom aprendizado!
    Agradecer sempre <3
    Beijo no bolso! ♡
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marcele, esse livro é muito bom mesmo, nos faz crescermos muito.
      Beijinhos

      Excluir

imagem-logo