Pão com gergelim e linhaça | máquina de pão

Quer coisa mais gostosa que cheirinho de pão caseiro quentinho hummm..
Eu adoro, pois além de ser mais saudável, sem conservantes e pouco sódio, ao comer deixa aquela sensação de conforto que só tínhamos na casa da mamãe hehe...
Por isso a melhor aquisição que fiz para minha cozinha foi sem dúvida uma panificadora caseira - apesar de não achar que esta é a melhor marca, se tivesse que comprar trocar escolheria outra - ela quebra um super galho - da quia  pouco explico porque ela não me satisfaz 100%.

Mas, vamos a minha receita de pão favorita, na verdade ela foi uma adaptação de uma que encontrei pela internet mas que eu não conseguia nunca acertar. O jeito foi colocar meu toque de amor kkk...

Utensílios:
* um copo medida para líquido
* 2 colheres medidas, uma de sopa outra de chá
* um copo medidor para alimentos sólidos - eu uso este que é super legal para quem não tem balança em casa como eu quebra um galhão. 

* uma panificadora caseira - eu comprei a panificadora da Arno, não indico pois ela queima o pão, nunca posso deixar os ingredientes lá dentro e esquecer da vida, sempre preciso de lembrar de desligar 25 minutos antes do tempo indicado, senão o pão fica muito duro e todo queimado. Já tentei várias programações e nenhuma deu certo. Mas, se você tiver paciência como eu de ficar cuidando do horário o pão fica uma delicia.

Ingredientes:
* 1 ovo
* 1 colher (sopa) bem cheia de margarina sem sal - estou pensando seriamente em trocar por manteiga que é mais saudável, mas depois que eu fizer o teste eu conto pra vocês como ficou o sabor.
* 1 colher (chá) de sal
* 50 gramas de açúcar
* 175 ml de leite morno
* 500 gramas de farinha de trigo
* 2 colheres (sopa) de gergelim
* 2 colheres (sopa) de semente de linhaça
* 2 colheres (chá) de fermento biológico

Modo de preparo
Coloque na máquina o ovo, a margarina, o sal, o açúcar, apenas 400 gramas da farinha e o leite morno - muito cuidado com a temperatura do leite, não deixe muito quente senão seu pão não vai crescer. Programe no pão básico, tamanho 750 g, cor clarinha. Deixe misturar por 15 minutos.
Enquanto isso bata no liquidificador o gergelim e a linhaça para formar uma farinha.

Após 15 minutos a massa ficará como na foto abaixo (foto da esquerda). Acrescente então o gergelim, a linhaça o fermento e por último o restante da farinha (foto da direita) e deixe a máquina trabalhar.


Após colocar todos os ingredientes e a máquina misturar bem a massa ficará assim.


E thcaram, ai que água na boca só de olhar, pena que vocês não possam sentir o cheirinho.


É um pão bem grande tá meninas, então caso vocês sejam em 2 como aqui em casa o ideal é depois de uns 2 dias fazer torradas. Como não contém conservantes dependendo da umidade do tempo ele conserva no máximo 5 dias.

Agora deixa eu ir abocanhar aquela fatia com manteiga derretida. Não sou de ferro kkk...

Beijinhos
3

3 comentários:

  1. Pão caseiro tem até um cheirinho diferente, eu aaaaammmmooo! E com manteiga fica perfeito rs :)
    Adorei a receita!
    Beijo no bolso! ♡
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marcele, o cheirinho é diferente, não tem igual.
      Beijinhos

      Excluir

imagem-logo